terça-feira, 23 de junho de 2009

31 - CAPITULO 30 – EPÍLOGO - O MURO DA CIVILIDADE

Indecisão: O Pior De Todos Os Obstáculos Entre O Si Ser E O Não Si Ser.

Se


SE ÉS CAPAZ
de manter tua calma, quando,
Todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa.
De crer em ti, quando estão todos duvidando,
E para esses, no entanto achar uma desculpa.

SE ÉS CAPAZ de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretensioso.

SE ÉS CAPAZ de pensar - sem que a isso só te atires,
De sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires,
Tratar da mesma forma a esses dois impostores.

SE ÉS CAPAZ de sofrer a dor de ver mudadas,
Em armadilhas as verdades que disseste
E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas,
Refazê-las com o bem, pouco que te reste.

SE ÉS CAPAZ de arriscar numa única parada,
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida.
E perder. E ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida.

De forçar coração, nervos, músculos, tudo,
A dar seja o que for que neles ainda existe.
E a persistir assim quando, exausto, contudo,
Resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!

SE ÉS CAPAZ, entre a plebe, não te corromperes,
E, entre Reis, não perder a naturalidade.
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
Se a todos podes ser de alguma utilidade.

SE ÉS CAPAZ dar, segundo por segundo,
ao minuto fatal todo valor e brilho.
Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo,
E- o que ainda é muito mais –

ÉS UM HOMEM, MEU FILHO! - Rudyard Kipling


OS TRILHOS DA SAGA de um homem jazem na historia do Tempo muito antes dele existir. O que fará a diferença na narrativa de sua historia, a qual transformá-lo-á numa lenda, são as qualidades intrínsecas exercitadas e cristalizadas pelas experiências que moldam o caráter numa ordem moral extraordinária e capaz de dar um tom de Esperança e Paz àqueloutros visitantes aos anais de tais arquivos civilizatórios, de maneira que, os que virão energizá-los também com seus feitos encontre trilhos, pegadas que os levem aos pícaros dos seus ideais, sem metamorfoses e mimetismos de quaisquer naturezas. E a partir daí então, novas humanidades possam ressurgir no cenário epopéico dos futuros seres humanos.

:

A Historia das Civilizações é compilada de feitos extraordinários e de diferentes muitos outros onde ficaram grafados as boas e as péssimas índoles de seus protagonistas igualmente. Por esta razão, a historia precisa ser revista como a fonte poderosa de recursos para se evitar a repetição de acidentes catastróficos dos últimos séculos.

:

A informação no tempo presente é veloz mas ela acaba no "cadinho da historia", onde pode ser reciclada, retemperada pelo fogo do interesse com responsabilidade de Si ser também um peça de valor inestimável neste processo, de maneira que outros voltem a este manancial e reconstruam-se em seus processos educacionais com segurança.

:

Estou encerrando hoje, este livro de numero 2 na Internet. Com um marco de um trabalho feito com o melhor de mim. Por esta razão coloquei na íntegra o poema SE (IF) do Rudyard Kipling, igualmente marcante no meu existir, desde que o encontrei ha três décadas e meia nas andanças literárias de minha vida, na época ainda tateando pelos cantos da mesma historia civilizatória.

:

Este poema “SE” é uma das mais belas e funamentais ferramentas de crescimento interior que justifica o valor da observação, da investigação, da percepção e da compreensão. É uma forma brilhante de motivar a identificação das coisas e dos seres com as estruturas moleculares do mundo pessoal de cada um, cada vez mais assessorada por bons estilos de vida, quando este individuo é treinado desde a infância para exercer o respeito mútuo como o meio singular de expressar sua grandeza interior. Desta maneira, sempre acreditei. Este elemento humano está sempre ao mesmo tempo influenciando a geografia do espaço e a geometria do próprio Tempo no quadrado da tessitura de ambos que estiver momentaneamente ocupando.

:

Este primeiro passo da historia das civilizações, também é um dos passos que faz a diferença do Si Evoluir. Este é o sinal básico de que alguém possui algum resquício de exercício de Educação no seu mundo interior e tem interesse genuíno de continuar a expandi-lo. Porque é impossível exercer o compromisso de fazer uma boa historia com brilhantismo sem que haja traços desta ciência agregados.

:

O grande obstáculo de o Si Ser Educado originalmente, ainda é a Dúvida.

:

Ela é elemento paralizador de quaisquer processos em quaisquer áreas do existir como gente e virtualmente cria o que conhecemos como O Muro da Civilidade. Quando isto acontece, ele precisa ser vencido, derrubado nunca pulado. Porque geralmente se volta para fazê-lo em situações piores do que se encontrava antes.

:

Duvidas de quaisquer naturezas devem ser pelas raízes aniquiladas. É um dos piores benefícios para aqueles que a admitem, uma vez que é considerado a porta de acesso ao estado da incompetência decisória. Nada com dúvida, ou com alguém que tenha o habito da dúvida vai para frente. Porque todos e quaisquer projetos não saem de cima do muro da civilidade.

:

O beneficio da dúvida é uma tentativa de colocar o ritmo das coisas na velocidade da compreensão de quem a tem, a qual normalmente é baixa, ou conveniente. Por isso perniciosa.

:

É sabido cientificamente que mais vale cem vezes uma decisão mal tomada, do que um momento de indecisão, de dúvida. Ela muda todo o design, o desenho, o layout de quaisquer intentos no exercício da existência.

:

Uma decisão mal tomada pode ser na maioria das vezes redimensionada, uma indecisão, não. Ela é o fim da picada.


Obrigado a todos sinceramente.

Para qualquer comentário use o Link disponível no pé de cada página deste livro.


NOVO LIVRO Já está no ar.


A Arte De Ser Feliz Com Menos Turbulência.


Click no Link abaixo para visitá-lo.

http://serfelizcommenostempestades.blogspot.com/

Visitante


Nenhum comentário: