sábado, 4 de abril de 2009

18 - CAPITULO 17 –DELITOS E PENAS.

Linhas Laterais Perpendiculares Que Delineiam A Estrada Da Evolução Humana.

A estrada da Evolução da Moderna Humanidade
Não deveria ter curvas, nem sinuosas, nem ladeiras
Já que tantas tecnologias há de Bons Procedimentos,
Entretanto, com elas só se fazem besteiras. - Evilásio de Sousa.

A partir dos tempos de Moisés, segundo os relatos bíblicos, a humanidade de todos os tempos tem estado tomando conhecimento de regras de condutas, inicialmente conhecidas como Mandamentos. Desde então, se tem conhecimento igualmente de que, imagino: Regras são fatores de sociabilidade.

Contam as narrativas que desde aquela época, os Mandamentos eram as leis que passariam a vigorar, pois diziam aos Israelitas as obrigações de viver como nação.

De alguma maneira, os Mandamentos me parecem ser a forma mais simples dos Direitos das Obrigações para uma época quando toda cultura era passada de boca em boca e com certeza durante muitos Séculos foram eficazes nos momentos de transições da animalidade humana à barbárie para tomada de consciência sobre o social viver desta ou daquela região.

É isso! A “Ordem Social”. O fenômeno sociológico que despertaa ordem interior, a ordem ética, a ordem moral”. Este é o ponto de lançamento de idéias de suporte aos adolescentes no período escolar, pressuponho. É preciso bater e rebater consistente e sustentavelmente tais assuntos e matérias que sustentam a Ordem em diversos ângulos, de maneira a criar um campo magnético de atração aos Bons Costumes.

A começar explicando que a escola é um nível de Convivência Social e que é a partir dai que os grandes sentimentos se afloram para a construção de
Homens de Bem.

Como o caminho se demonstra longo é preciso dividi-lo em metas, ou etapas. E a primeira é, imagino, a reconquista do conceito moral que as escolas sempre tiveram, até antes da inserção do vandalismo que estamos presenciando. Esta primeira etapa é fundamental porque sem
Bons Costumes evidentes fomentados e exercitados por dinâmicas, não haverão escolas confiáveis e muito menos educação sustentável.

Continuo com a mesma opinião dizendo que a maioria dos alunos vai às escolas com a mente aberta. Para o principio do prazer de atingir um objetivo determinado, um sonho de ser profissional.

Para alimentar tais projetos:

- Precisam-se de profissionais legisladores que elaborem o tal “Vade Mecum Escolar Para a Vida” falado no capítulo anterior.

- Precisam-se de profissionais habilitados em PNL de maneira que o projeto seja motivacional, e dê suporte às duvidas, bem como oriente o caminho certo de como atingir metas produtivas.

- Neste ponto não podem faltar o psicólogo e o psiquiatra.

- E mais, os professores das matérias normais.

É preciso ajudar estes futuros homens do amanhã desde cedo, a compilar seus sonhos como objetivos de maneira que, os Códigos Da Ordem Social ainda na tenra idade encontrem ecos nos mundos em formação destas crianças.

Bons Costumes não caem do céu! E nem são aprendidos sozinho com freqüência, sem quaisquer referências. Largar os filhos na televisão e nos vídeos games como entretenimento sem observar o limite de idade para tal, ou substituição da educação que não se podem dar. Ou seja: a referência do exemplo. Muito pouco vai se poder fazer para elevar-se o nível do aprendizado. Esta parte cabe aos pais, ou responsáveis.

Ética é a força investigativa dos princípios que motivam, disciplinam, orientam comportamentos humanos e destorcem intenções perniciosas. Logo são “a Energia e a Dinâmica adequadas” no movimentar-se na
Estrada da Evolução Humana.

Alguns séculos atrás tinham-se o conceito em mente de que “o caminho mais certo, curto e em linha reta era entre (. .) dois pontos”.

O despertar para os avanços sempre veio pelo método “das tentativas e erros”. Então, esta Retidão de Caráter entre dois pontos começou a ser sensível pela pressão das sinuosas, das ladeiras e das curvas perigosas das esquinas das rotinas do pensar humano. Veio a idéia do atalho. Conhecido hoje cientificamente como “buraco de minhocas”.

Os projetos científicos conhecidos não trouxeram original e intencionalmente a idéia de prejudicar a sociedade humana. Não obstante, as forças de guerras que sempre foram “a imposição dos interesses inadequados” sobre os outros, na conquista de territórios e na humilhação e descriminação do semelhante principalmente pelo domínio de suas mentes motivaram o desvio da Retidão do Caráter e as guerras tornaram-se finalmente fatores de economia de Nação para Nação.

O palco dos maiores conflitos humanos não está no Ar, nem na Terra, nem no Mar. Este palco com seus conflitos existem nas profundezas do Ego, do mundo pessoal dos adolescentes da Era Moderna e no mundo individual de cada pessoa.

Estes conflitos tipos guerras internas de transtornos de personalidades produzem o Desespero. Fator de
desrespeito a si mesmo, de desconexão com a cultura familiar e com o equilíbrio pessoal.

Eu não vejo outra opção para a reconquista do equilíbrio individual e social senão, pelo incentivo ao estudo, a aprendizagem e domínio do conhecimento sobre Os Delitos e as Penas desde cedo, sob os quais estamos todos sujeitos, caso alguém saia dos limites do sociável.

A outra opção da reconquista do equilíbrio individual e social é a redução da maioridade penal para 14 anos e o cumprimento das leis que devem ser eficazes nos níveis da maioridade exigida pela sociedade.

A idéia ainda em cogitação no Congresso Nacional para baixá-la aos 16 anos já está ultrapassada. A criminalidade está eclodindo com força total já aos 14 anos e nunca mais parou. E já faz tempo, Heim!

A violência é a sua vertente inicial, um principio mórbido do prazer, o qual sobe às cabeças de fanáticos e indecentes torcedores de times de futebol, por exemplo. Bem como, sobe às cabeças daqueles já fracassados que atacam em gangs, assaltam com revolver em plena luz do dia nas ruas, ou nas residências, em grupos desorientados sobre as normas, sobre a ordem do bem viver. Diferente disso: Aquilo lá conhecido como Fundação Casa é o extremo exemplo, infelizmente, da inócua Educação e da ineficácia das leis que se estão em vigor.

A velocidade do despertar social para os progressos quer positivos, ou não exigem dos legisladores igualmente velocidade no estabelecer os institutos da ordem social e moral que contenham a eclosão do caos social. Observe isto.

- Não se pode ir ao banco tirar dinheiro que o olheiro bancário avisa ao companheiro do lado de fora indicando as referencias do sacador.

Solução - É preciso instalar sensores com câmeras em lugares reservados dentro do banco para captar conversas destes meliantes. Eles não vão falar tal coisa na fila ou no meio de outras pessoas. No mínimo bloqueadores celular nos sanitários.

- As pessoas não podem mais andar a pés, ou de carro. São assaltadas do mesmo jeito.

Solução – Mais policiais nas ruas, ou instalação de câmeras em todas elas e um centro observatório mais amplo.

A solução mais iminente é: Velocidade no Congresso Nacional para aprovar decisões que minimizem a exposição da sociedade a tantos perigos ao mesmo tempo. Esta é a atitude fundamental para vencer o Caos atual.

Continua o meu forte apreço pelo Senador Cristovam Buarque, que fez uma brilhante campanha e não foi eleito. “Sem Educação não haverá solução”. E eu completaria: Sem rapidez no Congresso a Sociedade Brasileira sucumbirá por invalidez.

Quanto mais se atrasam na promulgação das leis que combatem os delitos por penas, a violência e a criminalidade vão ganhando força e quando finalmente elas venham a ser promulgadas, já não alcançarão a inventividade danosa dos meliantes. E a sociedade....E as pessoas que a compõem estão entrando em turbulência nos seus principio éticos por falta de apoio político. Efeito borboleta, cascata, ou dominó como queiram melhor entender.

Imagina daqui a alguns tempos. O tamanho das tentativas que se farão para conter uma humanidade tresloucada por falta do apoio político efetivo AGORA e ainda cobrada em impostos extorsivos. Talvez eu não tenha a oportunidade de ver as caras destes presidentes, mas os filhos dos filhos dos nossos filhos terão.



BONS COSTUMES...

São reflexos sociais
De relacionamentos equilibrados
Intrinsecamente trabalhados
Nos humanos mundos pessoais.

Bons Costumes são mundos
Que se escolhem
Com os princípios
Que dos Conhecimentos
Se recolhem.
Os quais, não só formatam
Quanto expandem
Em todos os níveis do saber,
Os melhores sentimentos
Que em quaisquer circunstancias,
Os semelhantes, não matam,
E constroem os melhores estilos
Em ordem do Bem Viver.

Bons Costumes são hábitos,
Práticas freqüentes,
Modos de pensar e agir característicos,
Diferentes,
Daqueles tidos como gentes.

São peculiaridades, Jurisprudência
Onde as Leis e os Direitos
São vetores e fatores
De uma Boa Sobrevivência.

Bons Costumes, também são roupas
Ocasionais e formais
Que modificam as aparências sociais
Produzindo uma força de atração, ou repulsão
Para grupos de ideias, ou não
No estabelecimento de interesses individuais.

Bons costumes são valores morais
Que suportam a inteligência pura,
De indivíduos sociais,
Sem espertezas e sem trejeitos,
Mas ,que leva quaisquer alguem
Que tenham corações nos peitos,
A vibrar uma sólida educação
Que sempre dura.

Bons Costumes são hábitos freqüentes
De ver, entender e interpretar,
As Penas e os Delitos
Para ao caminhar
A Estrada da Evolução
E não se tornarem delinqüentes
E chorar profundamente
Em silenciosos gritos.

O contexto histórico social
Jamais registrou antes,
Tamanha disposição da População
Em ser banal.
Agora rodopiando todos estão
Chafurdando em profundo
E movediço lamaçal.

Bons Costumes são as forças da Moral,
A resposta da Ética Tradicional,
Que se mantém firme dia a dia.
São os contornos das humanas vidas
Numa bela Filosofia, envolvidas.

O Uso da força psicológica
Que induz ao engano,
A coação, a necessidade cega
Por baixo do pano
São os hábitos do verdadeiro tirano
O qual, bate em mulheres,
As deixa em cárceres privado,
Abusam sexualmente de crianças,
O que revelam seu sentimento depravado.

Estes não são bons costumes
De seres humanos.
São desvios de caráter,
Desvios da essência evolutiva
Os quais, só à sociedade causam danos.

Tudo pela idiotice de continuar sendo iguais
Para não lutar pela redução
De suas características animais.



Nenhum comentário: