sábado, 9 de maio de 2009

24 - CAPITULO 23 – MECÂNICAS E FISIOLOGIAS DO SI SER.

Dinâmicas E Funções Para Expansão De Faculdades Mentais.

O ser humano
É uma das Infinitas
Maravilhas da Evolução Natural,
Com Peculiaridades Cognitivas
Em seus anais,
Ainda quase inexploráveis.
Todavia, os impactos do crescimento
O tem assustado e produzido nesta área,
Ressentimentos inimagináveis.
E grupos isolados querem voltar
A ser animais irracionais. - Evilásio de Sousa
.

Na tela da televisão, ou do computador o que as lentes modernas dos satélites, do Google Earth, ou mesmo dos helicópteros que rondam as grandes cidades no patrulhamento dos movimentos de pessoas e de carros mostram imagens em primeira mão, como se estivéssemos com os olhos pregados a microscópios laboratoriais em busca de como atuam sistemas de partículas minúsculas em seus universos e suas funções.

No emaranhado dos movimentos de pessoas a pés, de moto, bicicleta, ou de carro encontramos grupos que sistematicamente produzem os mesmos movimentos todos os dias no ir e vir de suas vidas para responder as suas responsabilidades.

Este grupo de pessoas quer esteja a pés, ou não são as pessoas que gravitam em torno dos seus deveres a cumprir, sob sol, chuva e enfrentamentos, às vezes de centenas de quilômetros de engarrafamentos para chegar ao local desejado.

Outros grupos de pessoas misturadas ao primeiro se movimentam igualmente. Mas, apressados, sem respeitar limites de velocidades, obstáculos em suas frentes, pressionados por seus atos ilegais buscam saídas de quaisquer maneiras, em tentativas de driblar as Polícias e os Poderes da Ordem e da Paz entre os humanos.

Estas pessoas habitualmente circulam nos submundos da sociedade. Portadores dos mesmos potenciais cognitivos, mas de níveis concepcionais e intencionais completamente destoantes daqueles tidos normais, atentos ao respeito a todos os tipos de limites impostos pelo uso do Bom Senso.

Agora nós vemos grupos novos. Os grupos que querem “molhar” a Lei Seca com o que se conhece por irresponsabilidade. Eles se assemelham aqueles elementos quase vazios que a Física Quântica classificou de partículas subatômicas. Eles andam treslocadamente, imprevisíveis nas suas trajetórias sem quaisquer outros programas nas suas mentes, a não ser, insanidade mental.

A guerra nas favelas para conter o avanço dos traficantes de drogas e de armas é o enfrentamento iminente que os poderes públicos brilhantemente vêm exercendo. Não obstante, dois desafios sutis, do ponto do meu entendimento estão exercendo forças igualmente sutis à frente dos quais, os poderes públicos precisam chegar e agir com rapidez.

Eles são: A ideologia política destes grupos conhecidos como facções, milícias, traficantes de drogas, armas e seres humanos etc, etc. E a forma como tais grupos conquistam, aliciam, e convertem as mentes alheias.

A semana passada entre muitos fatos que aconteceram, dois me deixaram perplexo ainda mais e motivaram a redação deste capitulo do presente livro, ao assistir o programa televisivo SPRECORD, da Rede Record, pelo jornalista Reinaldo Gotino e o comentarista Percival de Souza.

Fato 1 - Um jovem de 18 anos estudante de escola pública entrou neste estabelecimento com três pistolas municiadas e de uso restrito das policias, dentro de sua mochila.

O que ele faria com estas armas? Esta fisiologia cerebral só seria conhecida quando as mecânicas de suas intenções se realizassem. E provavelmente com o preço de algumas vidas sacrificadas.

Fato 2 - O outro foi uma reportagem já vista com um novo ato infracionário de um garoto de 12 anos com 11 passagens pela policia por roubos principalmente de carros.

O que fazer cientificamente para ab-reagir, ou descarregar tais pressões já impregnadas no cérebro desta criança e daquele recém adulto?

Os métodos conhecidos de atração são os mesmo utilizados em lavagens cerebrais por crenças, partidos políticos, ou representantes de seitas. Todos não se afastam das “linhas pavilovianas” de experimentos em condicionamentos mentais.

Logo tais recursos seriam inócuos para reconduzir seres humanos principalmente jovens como estes que já tenham passado por tais experiências ab-reativas.

Ab-reações inovadoras precisariam ser descobertas por novos cientistas para reconquista de pessoas nestas condições, ao convívio social. A Educação é um sistema seguro. Todavia, padece de uma falha eterna e incorrigível. Ela depende da Força do Querer ser recuperado, pelo elemento extraviado. Em outras palavras:

Qualquer alguém não consegue ensinar qualquer coisa a outro alguém, se este convenientemente, não quer aprender.

No meu entender, ambos os protagonistas dos eventos citados poderiam ter melhores atenções dos poderes governamentais. Eles deveriam inicialmente ser levados, não à cadeias públicas, casas de ressocialização, mas a laboratórios, clinicas e outros espaços com profissionais neurocientistas, neurobilogistas, sociólogos, psicólogos e psiquiatras, de maneira que estudos fossem elaborados para melhor entender os “Por quês” e os “Comos” destas criaturas ter adotado tais mecânicas de atuações e de sobrevivências. E a partir daí estudar as fisiologias cerebrais e orgânicas destes seres, anunciantes e praticantes de tragédias já conhecidas, com o foco no evitar a replicância, não só de protagonistas novos, como também a replicância de novos atos semelhantes. Depois de estudos aprofundados, ai sim! recolhe quem tem que ser recolhido.

O Cérebro, a mente e o corpo, cientificamente comprovado, são três entidades, três sistemas, que abrigam infinitos outros subsistemas com funções mecânicas e fisiológicas específicas. Isto é: Com movimentos padrões e respostas condicionadas a cada deslocamento sistêmico emocional principalmente, nervoso.

Antes dos avanços tecnológicos imagino, não se tinha conhecimento de tantos problemas de padrões de comportamentos, mas com certeza eles já existiam, naturalmente faltava “um empurrãozinho emocional, um estímulo” e tecnologias em tempo real para registrar em altas definições o eclodir de padrões tais aos montes como vemos hoje.

Se tomarmos o básico, por exemplo: As 7 cores emocionais da Dinâmica dos Movimentos e das Respostas Condicionadas Padrões podemos entender que os Instintos Fundamentais Humanos de comer, de fazer sexo, de proteger-se, de proteger o seu semelhante e sua família pelo respeito às diferenças, de trabalhar, de produzir o seu próprio sucesso e sustento, de culturar-se e produzir artes cientificas e culturais, em alguns grupos sociais foram ampliados a sub-tons outros, injustificáveis do Simplesmente Matar:

- Por perversidade
- Para roubar
- Ocultar pistas
- Por insignificância vital
- Por possessividade
- Por circunstancias passionais, etc, etc.

Daí se pode tirar uma mira. Desde que o ser humano abriu os olhos neste mundo, ele está sob pressão de condicionamentos, cujas respostas são simultaneamente positivas e negativas, de maneira que tão logo chegue ele, à adultez, a especifica pressão da responsabilidade, diante do retorno às dificuldades que pais e mães tem estado evitando, ao longo da infância e adolescência, o leve a fazer as melhores escolhas de sobrevivência para produzir realidades sustentáveis de alegrias e de felicidades.

O que não está acontecendo com uma fração larga, já preocupante da sociedade humana.

Por que?

Esta é a pergunta crucial que os especialistas em assegurar a Ordem Pública deveriam fazer-se a todo instante para andar na frente da engenhosidade, da inventividade daqueles portadores de vocação para a ilegalidade.

Já se sabe que as várias influências ambientais como condicionamentos produzem “padrões inibitórios de consciência” e “padrões excitatórios de inconsciência”, principalmente quando estas ou aquelas pessoas, ressalvadas as exceções estão envolvidas com ideologias mal formadas, com alucinógenos e com psicotrópicos.

O Que e Como fazer para que a Educação com Bons Princípios no ambiente do Bom Senso possa constantemente produzir “padrões excitantes de condicionamentos normais” para se ter respostas fisiológicas de formação elevada de caráter, de estabelecimento de propósitos profissionais nos jovens que representam o futuro da humanidade?

No meu entender estes dois jovens da reportagem poderiam ser os ícones reveladores das respostas às perguntas acima. Primeiro porque: um ainda é uma criança que parece, pelas imagens um representante fiel da desordem, da entropia do si ser.

E segundo, porque o recém adulto parecia assustado e desorientado por ter acabado de ser informado pelo impacto que já não era mais criança, logo responsável por seus próprios atos conscientes ou não.

Estímulos fortes dirigidos aos sentidos podem ser tentados junto a tais extraviados de convívios sociais equilibrados e quem sabe, fazê-los perceber a realidade das coisas num nível superior, de maneira que a covardia moral possa ser transformada em coragem profissional com novas atitudes diante da vida Real! Heim?



PROCEDIMENTOS.

As ideologias normativas
De estabelecimentos
Dos equilíbrios,
Em quaisquer manifestações
Dos Pensamentos
Chamam-se Códigos,
Ou compilações de leis
Para acomodar os brios
Dos supostos reis.

Cada conjunto limitacional
De Dinâmicas e Mecânicas
Do viver bem

Abrange especificas áreas
Cujos, artigos e parágrafos
Nele contém.

É preciso, entretanto
Criar um Códogo Básico
E deixar estar mais próximo
Dos adolescentes, a principio,
Como da Cidadania,
O principal Pórtico,

De maneira a bloquear
O ímpeto animal
De levar as futuras gerações
A qualquer precipício.

Eu tenho estado sugerindo
Em capítulos anteriores
A criação de um
Vade Mecum Escolar Para A Vida,
De modo que os futuros homens
Tivessem algo
Em que refletir
A existência sofrida,
Ao dar à consciência,
O mais belo brilho
E a mais exuberante cor
No enfrentar as dificuldades,
Como desafios da própria lida.
Não afastar do outro, o amor
E dar aos brios,
Esperanças sem dor.


Vem Comigo!
É o também, convite eterno
Deste Especial Vade Mecum,
Onde as probabilidades expressas
Poderiam atrair
Possibilidades progressas
Na tessitura do Espaço/Tempo individuais
De gerações que queiram se tornar
Bons profissionais,
Ao invés de, pelos maus exemplos
Se firmarem em atos irracionais.

Os estilos de vida
Em todas e quaisquer classes sociais
Estão sofrendo freqüentemente,
Atos Transmarginais,
Onde pessoas
Estão sob constantes pressões,
Para as quais,
Não foram capacitadas, suas mentes,
A reagir normais
.

Se reagem a assaltos
São baleadas.
Quando não reagem aos mesmos,
Ainda assim, são morteadas.
Entregam tudo que tem
E são maltratadas.
Quando nada tem para entregar
E por questões de arquivos, eliminar
São executadas
.

As atitudes emocionais,
Convencionais,
Condicionadas,
Não estão sendo capazes,
Ao enfrentar as ondas de choques
Pelos meliantes deflagradas,
De sustentar, de seus donos,
As próprias vidas,

Em momentos de cruciais
Humanas atrapalhadas,
Vividas.

Estas ações destrambelham os cérebros
Das pessoas, já assustadas.
Uma vez que, subitamente
São excitadas e imediatamente inibidas
Pelos choques das ondas
Que às emoções causam,
Abruptas subidas e descidas

Tais estilos de ondas de choques
As deixam traumatizadas,
Completamente inexistidas
Em suas trajetórias de Si Ser,
Antes pessoas reconhecidas.

As direções das atuais gerações
Parecem estar incontroladas.
O que serão das pessoas civilizadas
Já que, mesmo dentro
De suas casas engradeadas
E por câmeras eletrônicas vigiadas
Ainda assim são assaltadas?

O que serão das pessoas trabalhadoras
Que vêem os companheiros
Ir ao Banco tirar seus dinheiros
E não volta para casa,
Assassinados por marginais bandoleiros?

Reformatar educacionalmente esta geração
Parece uma batalha perdida.
Onde quer que se vá, encontra-se
Alguma criatura traumatizada, ferida.

Contudo, não podemos
Perder as próximas
,
Já que, o tempo nos permite refletir
E encontrar soluções
Para os problemas das mesmas,
Os quais hão de vir.

Os Poderes Públicos
Tem bem reagido
Em suas extensões.
Não sei se terão fôlegos
Em maiores dimensões,
Caso não tomem as futuras gerações
Neste ângulo de visão,
Onde atos enérgicos
Necessários, se farão
Todavia, poderiam ser considerados insanos
Pelos conhecidos Direitos Humanos.

Será que não dá
Para lideres mundiais se reunir
E novas idéias discutir,
Enquanto reorganizam
Níveis de visões e horizontes
Destes conjuntos
De Normas Universais,
Interessantes,
Como da Humanidade proteção
E suas fontes
De momentos de Reflexão,
De que a intensidade da crueldade,
Em matar seres da mesma sociedade
Apaga completamente
Padrões condicionados de irmandade
Enquanto evidencia as qualidades animais
Em detrimento da Humana Evolução?

Quando o primeiro contador de visitas colapsou registrava 1.250 Visitantes. Vou tentar corrgir tal defeito no próximo Capitulo. Obrigado





Nenhum comentário: